quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Karateka

   O Karateka é uma criatura estranha. Diferente dos outros animais, tem a cabeça no Céu e os pés na Terra. Quando tem que atacar, consegue deslizar sobre o gelo e até voar pelo ar, mas se é preferível combater com a mente, consegue enraizar-se fundo e demover o inimigo apenas com o olhar. 
   O Karateka vê longe e fundo, além das aparências e das intenções. Pode ter o tronco mole como água, duro como pedra ou flexível como bambu. As suas mãos são estranhas, desligadas do corpo mas presas à mente; talvez por isso é que flutuam e mudam de forma para poderem furar, cortar, empurrar e agarrar. Já as suas pernas são fortes e selvagens, como um animal que pede para ser domado.
   Se o querem desviar do vosso caminho terão mais sorte a empurrar uma montanha, mas bastará um levíssimo toque nas costas para o fazer avançar perante qualquer perigo.
   Ele está sereno mas atento, calmo mas alerta, pronto para responder a qualquer um que precise da sua ajuda. Se é preciso cavar, ele vai; se é preciso consertar o chão, ele é o primeiro a oferecer-se. E fá-lo sempre com um sorriso humilde, sem esperar nada em troca, pois sabe que é esse o seu dever.


Sem comentários:

Enviar um comentário