quinta-feira, 8 de maio de 2014

União de almas

   A ligação que mantemos com os outros é uma coisa preciosa. Sem ela não conseguiríamos comunicar, aprender ou amar outra pessoa. Se cortarmos ligações com os outros e os outros cortarem ligações connosco, então espera-nos um longo caminho solitário até percebermos o erro que cometemos. O ser humano é um bicho social que não consegue desenvolver-se sozinho. Se abandonarmos um bebé numa ilha deserta com toda a água e comida que ele possa precisar para sobreviver, o mais certo é que, quando regressarmos, não encontraremos um ser humano mas sim outro animal qualquer.
   Esta ligação que mantemos uns com os outros é uma parte fundamental do Karate, e todos os dias lutamos para a manter forte, especialmente durante o kumite. A própria palavra quer dizer encontro de mãos, e entristece-me vê-la aplicada a desporto que de Karate tem muito pouco.

   
   Ver praticantes virar costas, completamente desligados um do outro, e olharem para o júri em busca de mais um ponto é realmente entristecedor. Onde está a Honra, a Justiça? Onde estão todos os princípios do Mestre Funakoshi? Não sei, mas de certeza que ali não estão. E é por isso que o Shotokai não tem competição.

   Mas e o que fazer se o outro cortou a ligação connosco? Talvez o melhor seja não cortarmos logo a ligação com ele. Talvez assim ele perceba o erro que fez e aprenda alguma coisa. Mas, claro, se não perceber, então cabe-nos virar costas e destruir o pouco que resta da ligação. É muito triste e doloroso ter que chegar a esse ponto mas às vezes a vida é mesmo assim, e só temos que ser fortes e seguir em frente.



Sem comentários:

Enviar um comentário