segunda-feira, 26 de maio de 2014

Kumite

   Os treinos de Karate podem conter três componentes. O kihon, onde se estuda e aperfeiçoa sozinho a técnica. A kata, onde se combate mentalmente com vários oponentes e se executa movimentos previamente estipulados. E o kumite, onde treinamos técnicas com um oponente real.

   Kumite escreve-se com dois kanjis:
  • Kumi, 組, significa união, cooperação, associação.
  • Te, 手, (o mesmo 手 de Karate) significa mão.
   Como diz a própria palavra, kumite é união, é cooperação, entre nós e o outro, para que juntos possamos construir algo melhor. E esse algo somos nós próprios e a ligação que nos une.
   
   Para além do aperfeiçoamento do ataque e defesa, kumite permite-nos confrontar aquilo que se esconde dentro de nós. Se somos agressivos, dominadores, orgulhosos, então é aqui que o vamos revelar. Se somos mais submissos, dóceis, inseguros, então isso vai certamente manifestar-se durante o confronto. E é nesse momento em que deixamos cair o véu que podemos realmente evoluir e ajudar o outro a evoluir.
   
   Kumite também nos ensina auto-controlo. Atacar com toda a força não é correcto se à nossa frente estiver uma criança. Mas atacar de forma falsa, desviando o ataque porque temos medo de a magoar, é igualmente mau. Devemos atacar sempre, de forma verdadeira, mas temos que controlar a força no final porque não queremos magoar ninguém. Sem auto-controlo, kumite pode ser destruidor. Não só podemos magoar seriamente o outro como podemos romper a ligação que estávamos a tentar fortalecer. Ver karatekas que não se falam por causa de zangas passadas é muito triste, e imagino que não seja nada raro.

   Longe da pancadaria que o Karate de competição faz parecer, verdadeiro kumite é uma união total, humilde e sincera de almas que apenas procuram evoluir juntas.

Karate começa e acaba com respeito.
http://www.floridajukido.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário