domingo, 22 de março de 2015

Prana

   Segundo a tradição Indiana, prana é a energia vital que permeia todos os seres vivos. Há quem diga que o prana chega-nos através da respiração, que parte do sol, ou que é simplesmente algo que está intimamente ligado ao ser vivo. 

   Quanto tempo sobrevive uma pessoa sem comer? Nas condições certas, talvez quarenta dias.
   Quanto tempo sobrevive uma pessoa sem beber?  Talvez cinco dias.
   Quanto tempo sobrevive uma pessoa sem respirar? Uns três minutos, com treino talvez mais.
   Quanto tempo sobrevive uma pessoa sem prana? Um segundo, dois? Ninguém sabe...

  Embora todos sejam necessários, esta diferença revela uma ordem de importância que devia ser respeitada tanto na vida como no Karate.

   Se recebermos um tsuki duro como uma pedra, podemos magoar-nos, talvez até ficar com uma nódoa negra, mas não passará disso. Já um tsuki pesado como uma onda esmagando-se contra as rochas é capaz de nos atirar para trás e deixar-nos com falta de ar. Se ao tsuki de água juntar-mos a nossa respiração, expirando o ar e visualizando o ataque como uma espiral de vento, então começamos a ganhar uma perfuração que pode deixar danos físicos graves. Mas, se em cima disto tudo, juntar-mos o prana, aí sim, obtemos um tsuki completo e eficaz, capaz de atravessar o oponente e transformar o caos em ordem e paz. Ser atingido por um tsuki deste género deixa-nos confusos e desarmados, com a única convicção que não queremos continuar o combate.



Sem comentários:

Enviar um comentário