sábado, 19 de abril de 2014

Irimi

   Existe uma técnica no Shotokai que parece desafiar toda a compreensão. O irimi consiste na capacidade de prever quando e onde o oponente vai atacar, permitindo assim bloqueá-lo antes de ele atacar. Pois, eu sei que parece ridículo mas garanto-vos que a realidade é ainda mais estranha. Enfrentar alguém com esta técnica aperfeiçoada é das experiências mais estranhas que já vivi. Estou eu ali muito bem em posição zenkutsu dachi, pronto para sair para o ataque; estou calmo, respiro normalmente, os pássaros cantam, os meus colegas estão todos a olhar, relaxo os ombros, sereno a mente, e no preciso instante em que o meu cérebro dá ordem para os músculos se contraírem, vejo o meu oponente a avançar contra mim a uma velocidade absurda. Nesse instante a ordem do cérebro chega aos músculos e eu começo a mexer-me, mas é tarde demais, ele já lá está, e bloqueia-me a mão antes mesmo de ela ganhar velocidade. Rapidamente penso que alguma coisa deve ter revelado a minha intenção. Que essa é a única "explicação científica" para o que acabei de presenciar. Volto a pôr-me em posição, e sem dar qualquer tempo para revelar as minhas intenções, saio novamente, mas ele já lá está, sempre primeiro que eu.

   Estava eu muito bem no estágio da aroeira e o desafio que nos foi lançado foi o seguinte: fechem os olhos, sintam quando é que o vosso oponente vai atacar, e só nesse instante voltem a abrir os olhos e avancem para receber o ataque. Ora bem, eu fechei os olhos prontamente e foi com um certo pânico que descobri que com o vento e as ondas do mar era impossível ouvir quando é que o meu oponente ia sair. Falhei uma, duas, três, quatro vezes, mas um dos mestres deve ter sentido a minha frustração porque se aproximou para me dizer que eu tinha que confiar na minha intuição porque ela nunca se enganava, e que essa era a única maneira de saber quando devia avançar. Eu fechei novamente os olhos, inspirei fundo, e quando achei que talvez fosse uma boa altura para sair, não saí, aguardei mais um pouco, e pensei que estava a demorar demasiado, mas esperei ainda mais... até que todas as vozes se calaram, e foi aí, nesse breve instante de silêncio, que ouvi um pequeno murmúrio assegurando-me que aquela era a altura certa para sair. Abri os olhos, avancei para o ataque, e vi o meu oponente a sair ao mesmo tempo, tal como era suposto acontecer.


   Uma vez um homem fantástico disse-me uma frase que nunca esquecerei. "O corpo é a sombra da força." E a forma como eu interpretei isto foi que as coisas acontecem antes de se manifestarem, e só quando se manifestam é que os nossos sentidos as conseguem registar, mas existe em nós algo que pertence a um domínio mais profundo e misterioso, e é nesse domínio que os acontecimentos realmente começam.

1 comentário:

  1. Muito bom
    Não achei nada sobre irimi bem explicado no google
    Agora:
    Como posso treinar o irimi?como posso descobrir o que o oponente esta pranejando?

    ResponderEliminar