segunda-feira, 14 de abril de 2014

Apresentação

Um blogue sobre a prática de Karate… e eu que sei tão pouco… mas talvez por isso é que faça sentido começar agora.

Não queria que este blog se transformasse num diário mas sim num espaço de partilha e reflexão. Se quem já conhece o Shotokai achar piada ou conseguir relacionar-se com o que aqui for dito, ou se os que ainda não conhecem este estilo de arte-marcial ficarem minimamente curiosos, então ficarei felicíssimo, e tudo terá valido a pena.

Talvez agora um pouco sobre mim? Prometo ser breve.

A minha caminhada começou há pouquíssimo tempo, no dia 15 de Outubro de 2012, e já sinto mudanças profundas. Tenho a sorte de poder treinar com pessoas incríveis e todos os dias aprendo mais sobre mim, sobre os outros, sobre o mundo que me rodeia. Daqui a nada estou a fazer exame para cinto azul mas parece que foi ontem que entrei no dojo e disse com uma certa vergonha que gostava de começar a treinar.
   
O cinto branco passou a voar. Estar na segurança do canto, não saber para que lado me virar durante a saudação, o kihon junto à parede, interromper a aula com perguntas idiotas, rir-me parvamente de todas as técnicas que não conseguia fazer, o kumite em câmara lenta, e a minha mestra a insistir para nos afastarmos mais, as katas que eram mais coreografia que combate. E depois o exame, e os nervos que o acompanharam. Lembro-me especialmente bem do momento em que fui forçado a defender-me durante a viragem para não me magoar, e como isso me ajudou. No final superei a prova e o cinto mudou para amarelo.
E no amarelo vieram mais técnicas, mais desafios. Treinar mais baixo, a dor nas pernas, a distância no kumite a encurtar, ver colegas novos a chegar e outros a partir, e quando comecei a achar que percebia alguma coisa de Karate, chegar ao Estágio Internacional da Aroeira e ter os meus olhos abertos por pessoas absolutamente extraordinárias que me mostraram como o caminho é longo, misterioso e absolutamente fantástico.
E agora cinto verde. O redescobrir das técnicas, a subtileza do kumite, as amizades novas, os desafios diários, tanto físicos como mentais, o caminho a ganhar forma.

Tanto já se passou e tanto ainda está para vir.

Sinto que o Karate é um meio de auto-descoberta e construção espiritual. Muito mais que um desporto, é uma aventura que se vive com os outros, uma ligação entre discípulo e mestre, uma forma de conviver com o que nos rodeia. E numa época onde se dá tanto valor a objectos ocos acho que a prática de Karate faz mais sentido que nunca.


Espero que gostem do blogue, que se inspirem, e que me acompanhem nesta aventura de descoberta.

Dojo sede da Associação Shotokai Portugal


Não pus o significado dos termos técnicos de propósito. Seria uma pena abordar tudo logo no início.

Sem comentários:

Enviar um comentário