segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tenshingoso

   A última kata a ser criada é da autoria de Shigeru Egami e chama-se Tenshingoso, 天真五相.

Ten, 天: Céu;
Shin, 真: Verdade;
Go, 五: cinco;
So, 相: aspecto, fase.

   Juntos, os kanjis podem ser traduzidos como "as cinco expressões da verdade universal," e esta kata ensina-nos tanto... não apenas sobre o mundo, mas sobre a parte do mundo que está dentro de nós.
   No início estamos enrolados, aguardando pacientemente como um embrião adormecido, até que nascemos e crescemos e expandimos em direcção ao céu; olhamos para trás sem deixar de encarar o futuro e aprendemos com os nossos antepassados; viramos a atenção para a frente e mergulhamos as mãos na matéria, lentamente, até batermos no fundo, e aí percebemos que há algo mais e começamos a elevar-nos até que abrimos o véu e temos um vislumbre do que está além; recolhemos tudo o que aprendemos, tudo o que possuímos, e oferecemos tudo; no final, se sobrar, ficamos com um pouco para nós; definhamos, morremos e voltamos ao início.  

   E esta é apenas uma das interpretações da Tenshingoso. Podemos vê-la como o ciclo da água, com várias fases como o gelo, o vapor, as nuvens, os raios, a chuva, mas também como os cinco elementos, terra, água, madeira, fogo e metal, cada um representado por um conjunto de órgãos no nosso corpo. Podemos fazê-la em silêncio ou com som, dizendo A, E, I, O, U em cada uma das etapas, fazendo vibrar o dojo e a nossa alma enquanto o dizemos. Podemos compará-la às diferentes fases da nossa vida, quando estamos no útero e nascemos, depois a infância, a adolescência, e a idade adulta, quando somos mais velhos, até que morremos.

   A Tenshingoso pode ainda ser feita em conjunto, com um parceiro a agarrar-nos as mãos, e aí ela ensina-nos a forma correcta de lidarmos com o outro. Se o agarrarmos com força, com medo de o largar, então iremos perdê-lo mal ele se começar a mexer, mas se formos com ele, acompanhando e sentindo cada um dos seus movimentos, sendo conduzidos mas também conduzindo, então estaremos os dois a trabalhar por algo maior, e quando alcançamos essa união, tudo corre bem e a sensação é incrível.

   E tudo isto numa kata tão simples:

Há muitas formas de fazer a Tenshingoso. Aqui está representado apenas uma delas.

2 comentários:

  1. No non è vero che Tenshingoso lo ha creato Egami...Tenshingoso lo ha creato Aoki ,è stata una sua idea e lo ha creato con il Rakutenkai...Egami sensei ha consigliato ,suggerito ,ma il kata è stato fatto da Aoki sensei...

    ResponderEliminar
  2. Giuliano Delle Monache Kenbu Tenshin Ryu Italia Ki No Nagare28 de agosto de 2023 às 08:50

    Il mio nome è Giuliano Delle Monache Shihan del Kenbu Tenshin Ryu Italia Ki No Nagare

    ResponderEliminar