quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Larga o que não precisas

   Muitas vezes dizem-nos que o verdadeiro treino de Karate só começa em cinto preto e que até lá só estamos a largar o que não precisamos. Mas claro que isto não é inteiramente verdade. Aprendemos várias técnicas desde o cinto branco, só que estas técnicas servem sobretudo para nos desafiar e fortalecer o espírito.

   No cinto branco o desafio é mais físico. O corpo está preso e recusa-se a obedecer. Depois, no cinto amarelo, vem a altura de baixarmos e resistirmos; é aqui que a nossa energia é testada. Depois, em cinto verde e azul, virão as dúvidas emocionais, contra nós, disfarçadas de orgulho e insegurança, ou contra os outros, colegas e mestre. E por fim, já em cinto castanho, virá o maior desafio de todos, as dúvidas racionais, de todas as mais matreiras porque são as que nos conhecem melhor. É aqui que nos questionaremos sobre tudo e todos os motivos parecerão levar-nos a fazer uma pausa e ir fazer outra coisa qualquer que não seja continuar a treinar

   Mas, e se mesmo depois de largarmos todas estas camadas que nos pesam a alma, conseguirmos chegar a cinto preto? Bem, se caminhámos até aqui o mais provável é irmos encontrar desafios ainda maiores, tanto dentro como fora de nós próprios; assim é o Caminho do Karate.

Sem comentários:

Enviar um comentário