quinta-feira, 5 de junho de 2014

Largar, confiar e avançar

   Hoje parecia que ia ser um dia normal.
   O sol brilhava e os pássaros cantavam. Cumprimentámo-nos e caminhámos até à porta do dojo. Até aqui tudo bem. Mas no instante em que o sensei se vira para trás e pergunta onde está a chave, os ventos começaram a mudar.
   "Como assim onde está a chave? Sem chave não podemos entrar. E agora? Onde terá ficado a chave? Quem a terá levado?"
   Podíamos ter desperdiçado a manhã inteira ali, mas felizmente que a intuição do mestre falou mais alto e ele disse que não havia problema, que estávamos cheios de sorte, e que  íamos fazer a aula no terreno ao lado do dojo.


   Ora, o terreno ao lado do dojo é onde temos a nossa horta biológica, um sítio irregular decorado com pedras, urtigas, paus, e todo o tipo de ervas pontiagudas. Claro que estávamos reticentes no instante em que tirámos as meias e escusado será dizer que ficámos ainda mais quando pisámos a terra e sentimos uma miríade de sensações boas e más. Erva molhada, pedras duras, terra fofa, dedos a enterrarem-se, canas secas. A primeira reacção foi olhar para o chão, ver onde era seguro pisar, ninguém se queria magoar, e até aí tudo bem. O problema surgiu quando o medo não nos deixava caminhar naturalmente. É aí que a razão tem que tomar conta. Tens medo? É normal, mas agora anda, e anda bem, não com medo, porque se tiveres medo e levantares o pé, quando o baixares o mais provável é espetares-te em alguma coisa. Anda naturalmente como sempre andaste sobre o chão de madeira do dojo, porque assim nada te acontecerá - foram estas as palavras do mestre. Se nos focamos no problema, no medo, ou em qualquer outra coisa negativa, só estamos a aproximar-nos mais dele.

   Um dos princípios fundamentais do Karate diz que devemos manter a cabeça ligada ao Céu e os pés bem assentes na Terra. Dentro das quatro paredes do dojo fazemos isto frequentemente, mas a verdade é que o que os olhos vêem continua a ser um chão de madeira e um tecto de canas. Já no terreno, tudo se torna mais fácil. Olhamos para cima e vemos o azul infinito, o sol quente, as nuvens a flutuar, as andorinhas a deslizar; olhamos para baixo e vemos o que sentimos: terra fofa, canas secas, ervas molhadas. Fazer a ligação entre o céu e a terra nunca foi tão fácil. E o que a princípio parecia apenas mais um dia de azar, perder a chave e ter que sujar os pés, acabou por ser transformado por todos nós numa imensa oportunidade para crescer e aprender; numa oportunidade para descobrir medos e enfrentá-los.
   Pergunto-me, quantas coisas na nossa vida não beneficiariam desta forma de pensar? No fundo basta-nos largar, confiar e avançar.

http://www.writerscafe.org/writing/nerdypenguin2427/893189/

      

Sem comentários:

Enviar um comentário