segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dar e receber

   Parece fácil mas não é. Quando os excessos são tão óbvios, dar só ou receber sempre, a dificuldade está em encontrar o meio termo, o tal Caminho do Meio. Se somos tão generosos que só oferecemos, então não estamos a dar a oportunidade às outras pessoas de retribuírem, e isto gera um desequilíbrio que é mau para todos.

   Subjacente a esta ideia está o conceito de Yin-Yang. Se Yin é passivo e Yang é activo, há a tendência para pensar que Yang é superior, que domina sobre Yin, mas isto é falso. São os dois igualmente importantes e acontecem em simultâneo; a única diferença é que Yang toma a iniciativa. Se Yin não aceitar activamente, Yang não pode oferecer activamente. Sei que pode parecer confuso, mas basta imaginarmos duas pessoas a dançarem a valsa. Se avançam as duas, chocam e há desequilíbrio. Se recuam as duas, o resultado é semelhante, só que inverso. Mas se uma avança e a outra, em vez de avançar ou recuar, permanecer imóvel, gera-se na mesma um desequilíbrio.
   
   
Oferecer activamente <=> Receber activamente.

   Mestre Gishin Funakoshi disse num dos seus ensinamentos que não devemos esquecer a aplicação e remoção de poder, a extensão ou contracção do corpo. E isto prende-se com a nossa relação com o outro. Se ele está a ser Yang, a tomar a liderança no ataque, a falar, a ser activo, então podemos ser um pouco Yin, defendendo, escutando o que ele está a dizer, seguindo os seus movimentos, mas depois deveremos ser nós a assumir a vertente Yang, e ele deverá recuar para Yin. Desta forma fecha-se o círculo e formamos juntos o equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário