segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bloqueio mental

   As palavras que usamos (e pensamos) têm força e modificam a realidade do nosso futuro. Dizer que não conseguimos é meio caminho andado para, de facto, não conseguirmos. Mas claro que normalmente não somos assim tão determinados.

   Sensei - "É preciso mudar a lâmpada do dojo, podes tratar disso?"

   Aluno - "Pois é, já estamos a treinar às escuras há algum tempo, então vou ver se consigo arranjar tempo para tratar disso para a semana."

   E claro que para a semana o dojo continuará às escuras, e porquê? Porque subjacente a esta forma de pensar está uma teia racional complexa e gigantesca que enreda e impede qualquer forma de acção. Pensar em fazer algo não é a forma mais rápida de a fazer. A forma mais rápida é simplesmente fazê-la! É levar as mãos à frente, avançar de corpo e alma e fazer o que tem que ser feito!


   Se conseguimos ou não fazer um pontapé, se o queremos fazer, se o devemos fazer, como exactamente o vamos fazer... entrar nesta forma de pensar é entrar numa espiral que muito provavelmente não nos levará a lado nenhum, e certamente não nos fará lançar o pontapé. Se só a prática e a repetição levam à perfeição, então de que serve pensar tanto?

Já dizia o mestre Yoda. Tentar não, Fazer ou não fazer. Não há tentar.


1 comentário:

  1. Boa reflexão!

    Deixo aqui outra citação, escrita pelo Sr. João Pedro Almendra: «Pensar muito faz mal.»

    https://www.youtube.com/watch?v=PWGerXLd06A

    ResponderEliminar