terça-feira, 28 de abril de 2015

Treinar o limite

   Quanto mais tempo estivermos a treinar no nosso limite, mais evoluímos. Deslizar mais longe, lançar tsukis mais fundo, manter uma postura mais direita, baixar mais o hara. Há benefícios duradouros em estarmos constantemente no limite. Humildade, força de vontade, entreajuda. Devemos combater sempre os limites pois eles nunca param de nos reprimir.


   Os limites divergem de pessoa para pessoa por isso não devemos comparar-nos uns com os outros. Alguém com muita flexibilidade poderá estar a fazer um trabalho fraco ao lançar pontapés que toquem o tecto se o seu verdadeiro limite for muito além disso. Pelo contrário, alguém com verdadeiras dificuldades físicas poderá estar a fazer um excelente trabalho se estiver constantemente a treinar no seu limite, independentemente da altura dos seus pontapés. O segundo é um bom exemplo, o primeiro é só um bom espectáculo.

   O caminho do Karate passa por estarmos constantemente no nosso limite, a empurrá-lo sempre mais além, e quanto mais avançarmos, mais difícil será. É por isso que, passados muitos anos, devemos ter ainda mais vontade de progredir comparado com a que tínhamos quando usávamos cinto branco.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário