3 Princípios do Karate


   Existem três princípios no Karate e cada um deles é como um arquétipo inatingível e imutável pelo qual nos devemos guiar.


1º Princípio

   Ligação com o Céu e com a Terra. Cabeça para cima, ancas para baixo. É sentir estas duas forças que nos puxam em direcções opostas. É não flutuarmos nas alturas nem afundarmos nas profundezas. O meio termo entre o Céu e a Terra é o lugar por excelência do Homem. Mas atenção que Deus não está no Céu: Ele está em todo o lado, especialmente em nós.

2º Princípio

   Se uma leve brisa nos acaricia as costas, avançamos perante o maior dos perigos, mas nem o maior dos perigos nos fará recuar. Leve como uma pluma nas costas, sólido como uma montanha na frente. Toda a vontade está em avançar, agir, ajudar, proteger. É por isso que nunca depositamos o peso nos calcanhares e nunca consideramos a hipótese de fugir.

3º Princípio

   Zanshin, 残心: Ligação com o outro, com os outros, com o mundo inteiro. Estar atento e focado, mas não preso. O 3º princípio é a manutenção de um estado de vigilância generalizado, aberto, disponível, pronto a responder a tudo o que vier, bom ou mau, com a mesma calma e naturalidade que a água que corre no ribeiro.






Sem comentários:

Enviar um comentário