quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Código Bushido

   Bushido (武士道) é uma palavra japonesa formada por três kanjis.

  • 武士 (bushi), significa guerreiro, samurai
  • 道 (dou) significa, o Caminho.
   Juntos querem dizer o Caminho do Guerreiro Samurai mas, como à frente veremos, este é também o caminho do Cavalheirismo.

      Nota: O kanji 道 (dou) é o mesmo encontrado nas palavra Karate-do, Kendo, Judo, etc...

  O Bushido teve início nos tempos de paz vividos durante o xogunato de Tokugawa, embora haja quem afirme que este foi construído tendo como base uma tradição muito mais antiga. Indo beber à sabedoria Neo-confuciana, ao Budismo Zen e ao Xintoísmo, a conduta do Bushido é sinónimo de frugalidade, lealdade, mestria das artes marciais e honra até à morte.

   A palavra foi inicialmente usada no Japão durante o século 17 e tornou-se popular após a publicação em 1899 do livro Bushido , A Ética dos Samurais e a Alma do Japão, de Nitobe Inazō.

   É neste livro que encontramos o código do Bushido, simplificado através das oito virtudes pelas quais todos os guerreiros devem viver. São elas: Justiça, Coragem, Benevolência, Cortesia, Honestidade, Honra, Lealdade, Autocontrolo.

Curiosamente, das mil imagens que encontrei, todas se esqueceram do autocontrolo.

Gi - Justiça
    Gi (義) significa justiça, recta acção, integridade nas próprias decisões. Dar a cada um aquilo que lhe corresponde. Nem mais, nem menos. Gi é avançar decididamente e atacar quando é altura de atacar, e morrer quando é altura de morrer. Não desviar ataques nem atacar com demasiada força .

   Ser justo é mais difícil do que parece, pois não se resume apenas a desempenhar acções boas ou acções más.

   Justiça leva-nos até à harmonia presente no Caminho do Meio, aquele que se encontra equilibrado entre os dois abismos, o da total inacção e o da extrema reacção.




Yu - Coragem
   Yu (勇) significa coragem. Coragem para enfrentar o perigo, o desconhecido, o destino que nos aguarda, mas, acima de tudo, coragem para nos enfrentarmos a nós próprios, os nossos medos, as nossas limitações.

   Como já nos dizia Confúcio:
Ver o que está certo e não o fazer, mostra falta de coragem.

   Isto leva-nos a concluir que Coragem e Justiça vêm juntas, e é preciso Coragem para aplicar Justiça.

   Sendo um tema tão importante e recorrente no Karate, não admira que já tenha sido tratado neste blogue.



Jin - Benevolência
   Jin (仁) significa benevolência, mas também quer dizer humanidade e caridade.

   Jin é fazer o bem, o justo, o certo. Jin é dar antes de receber.

   Segundo Confúcio, é na benevolência universal que se encontra a chave para o progresso social, e deve ser aplicada não apenas do súbito para o soberano, mas também ao contrário.





Reigi - Cortesia
   Reigi (礼儀) significa Cortesia, e vendo bem os kanjis, percebemos que é a cerimónia do agradecimento, o acto do respeito.

   Reigi implica uma forma cuidada e uma maneira correcta de agir uns com os outros, não apenas quando na presença do sexo oposto.

   Muito mais do que abrir a porta para a dama passar, ou receber educadamente o cavalheiro, na sua forma mais alta, Reigi aproxima-se do verdadeiro Amor.



Makoto - Sinceridade
   Makoto (誠) significa Sinceridade, e sinceridade implica ser-se verdadeiro connosco, com os outros, com o mundo inteiro. Verdadeiros com o que sentimos, verdadeiros com o que pensamos, e para isso é preciso cada uma das outras virtudes.

   Como nos diz Confúcio, Sinceridade é o início e o fim das coisas. Sem sinceridade não haveria nada.






Meyo - Honra
   Meyo (名誉) significa Honra, e ela mostra-nos que o Bushido vai muito além do campo de batalha. Para um Samurai, manchar a sua honra seria um destino pior que a morte.

   Meyo é um sentimento de dever, de dignidade, de justiça. Implica uma forma de pensar e agir que suscita o respeito e a admiração dos outros.

   Meyo é muitas vezes associado à alma prudente, recatada, que age na medida certa. Reagir bruscamente à mínima provocação seria ridicularizado como sinal de irascibilidade.




Chugi - Lealdade
   Chugi (忠義) significa Lealdade. Lealdade a um líder mas também a uma causa.

   Lealdade exige uma mente segura e resistente às ilusões do mundo; implica uma vontade e um serviço que transcendem o próprio ego.

   A maior forma de Lealdade não é apenas relativa ao indivíduo, mas sim àquilo que ele representa.

Lealdade implica um compromisso da alma.





Jisei - Autocontrolo
   Jisei (自制) significa Autocontrolo. Nenhuma das outras virtudes seria aplicável se não existir em cada um uma vontade inabalável de controlar as próprias acções, pensamentos e desejos de forma a oferecer ao mundo apenas o melhor que há em nós.

   Auto-controlo implica auto-conhecimento, a famosa frase "Conhece-te a ti mesmo" que devia ser acompanhada do "mas não te desiludas."

   Auto-controlo relembra-nos da existência de uma mente superior, dotada dos valores mais altos, e de uma mente inferior, preocupada e com a sobrevivência. Ambas são essenciais, mas uma deve prevalecer face à outra.


Sem comentários:

Enviar um comentário